segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

No princípio, agora e para sempre... De lira ao peito!


"A música tem origem no coração e nos sentimentos do homem. Um espírito insensível, doentio, petrificado, não faz arte musical."


1980...

Andava eu no recreio da escola, a curtir as minhas brincadeiras de criança, quando ouvi a voz do autoritário professor a chamar por mim.

Meu pai, que tanta liberdade me dava na escolha de meu destino, acabara de me chamar a casa para me comunicar a sua última decisão de pai, ponderada após longo período de consulta a minha mãe que, como sempre, tinha também ela uma palavra a dizer...

"Meu filho..." começou o meu pai o seu discurso, aliás como era seu apanágio, ao começar as suas intervenções lúdicas... E lá continuou seu discurso.

Descobri que tinha acabado de ser inscrito na Escola de Música da Velha Cidade Francesa de Brive...

Muito irritado fiquei naquela hora... Afinal de contas, o que pretendia, à semelhança de todos os rapazes da minha idade, era seguir a carreira futebolística... E não me parecia que Mozart, Beethoven, Brahms, Schubert e outros da mesma craveira me conseguissem transmitir a magia de Platini, Giresse, Batiston, Rocheteau, e afins... Mas lá acatei a decisão (que remédio, não é?), e comecei a frequentar as ditas aulas de Formação Musical, e Canto Coral...

Iniciava-se nesse dia, a minha mais nobre aventura, que se prolongou por todos estes anos, e espero continuar por muitos e longos anos...

Nesse dia, descobri que, afinal, nem todas as crianças da minha idade se dedicavam ao futebol... E passei, a partir de então, a entender que outras nobres artes eu tinha ao meu dispor, que me ajudariam a tornar Homem (com H grande), e me poderiam orientar nesta vida...

A Música, essa tão nobre arte, que consegue exprimir sentimentos que as palavras jamais conseguirão traduzir... Esse tesouro escondido no fundo do meu coração... Descobriu-me, e tratou de me mostrar toda a sua magia...

Apaixonei-me por ela desde a primeira hora... Não mais a larguei... E ainda hoje lhe devo grande parte da pessoa que sou e pretendo mostrar ser...

Através deste espaço, irei, ao longo dos tempos, evidenciar esta minha vida de emoções, de descobertas, de aventuras, enfim... Tudo o que esta tão nobre arte me trouxe... Esta arte que ainda hoje trago no fundo do coração, e que me guia nos dias de nevoeiro, rumo à felicidade de poder partilhá-la com todos quantos se queiram juntar a mim...

A Lira, esse símbolo mor das Bandas Filarmónicas, que adoptei no mítico ano de 1989, irá acompanhar-me enquanto as forças mo permitirem... E depois de essas mesmas forças me abandonarem... Quando me tiver de juntar a minha saudosa mãe que, lá do alto, continua a velar por mim...

Que esta Lira vos acompanhe a vocês também, que partilham comigo esses sentimentos, essa paixão... E que ela também se aloje no fundo dos vossos corações, e vos consiga mostrar toda a sua magia e envolvência... Juntai-vos a mim nesta aventura... Partilhai comigo esta beleza infinita...

Sim... Porque "A música tem origem no coração e nos sentimentos do homem. Um espírito insensível, doentio, petrificado, não faz arte musical."

Sem comentários: